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Desvendando o Coaching

O termo Coaching foi criado na década de 1930, quando um grupo de pesquisadores descobriu a necessidade de se ter um líder motivacional que desse treinamento para pessoas de todos os escalões nas organizações. Estes treinamentos tinham o objetivo de ensinar técnicas para o desenvolvimento humano, que podiam se estender para várias áreas de suas vidas. A partir daí, foram criados alguns termos para definir a técnica de promover o aprendizado.

Entretanto, também começaram a surgir algumas dúvidas em relação ao Coaching: Para que serve? Quais os benefícios? Coaching é um aconselhamento?

Considerando que todo ser humano tem uma tendência a dar conselhos, podemos considerar que temos o hábito de dizer ao outro o que fazer. No caso de um Coaching, este tem o objetivo de gerar aprendizado e facilitar a expansão das pessoas. Ensinar-lhes a considerar suas próprias escolhas e ter uma clareza de ideias. Não lhes dizer o que fazer, mas contribuir para que o liderado encontre suas respostas. Em outras palavras, Coaching é desenvolver novos potenciais.

Com suas ferramentas, que são os encontros com os coachees (liderados), definição de metas e feedback, cria-se uma plano de ação, que é o caminho a seguir para a conquista da plena execução de suas ideias, quer sejam elas no âmbito profissional ou ainda pessoal. Podemos dizer que todo ser humano é o agente de sua vitória ou de sua queda. Ele é a causa e não a vítima das circunstâncias.

Quando consideramos os dias atuais, onde a globalização nos levou a uma busca constante por aprendizados e novos conhecimentos, ter um Coaching que nos norteie tornou-se essencial.

Nas grandes e, por que não dizer, nas médias empresas, já podemos sentir os resultados desta liderança.

Com o passar dos anos, essa prática tornou-se rotina nas grandes corporações, pois sua eficácia passava a ser facilmente percebida e cada vez mais usada para agregar qualidade à gestão.

A organização, ou o conjunto de recursos incluindo o humano, são reunidos para produzir bens ou serviços, e é esta a primeira fase de uma empresa. Seu funcionamento é sustentado por diferentes tecnologias materiais e imateriais e devem ser coerentes com a visão e estratégias que lhe dão as orientações de médio e longo prazo.

Podemos entender que a gestão empresarial é como um modelo de trabalho, orientado por uma política de valores, capaz de planejar, alocar e gerir recursos, ações, iniciativas, princípios, valores e estratégias, procurando viabilizar o alcance dos objetivos propostos por uma organização ou empresa. Com este modelo, ela formata a sua estrutura hierárquica, o organograma de cargos e funções, o processo disciplinar e os incentivos, as principais interfaces operacionais internas e externas, a estratégia comercial e de marketing, a logística, o desenvolvimento de parceiros, da sua cadeia de suprimentos.

Quando falamos de Gestão de Pessoas em uma empresa de Recursos Humanos voltada para o Coaching, podemos afirmar que o capital humano tem sido cada vez mais valorizado pelas organizações, pois estas entenderam que devem oferecer o suporte necessário para que essas pessoas desenvolvam novas aptidões e aperfeiçoem características que já possuem. Esta técnica é utilizada através de Coaching.

Se as pessoas dentro das organizações tiverem oportunidade de progresso ou avanço em suas funções, elas darão o melhor delas, apresentando resultados positivos para a empresa e ainda para suas vidas particulares.

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