Papel da Consultoria de Recursos Humanos – Contratar ou não?

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Papel da Consultoria em Recursos Humanos – Contratar ou não?

Você também possui o hábito de buscar oportunidades de empego, e apresentar dúvidas e até mesmo desconfiança sobre o verdadeiro papel da Consultoria de Recursos Humanos, ficando diversas vezes decepcionado? Por isso, é importante saber, a real função da consultoria, e o valor de manter bom contato com a mesma, podendo alcançar a vaga de emprego desejada.

A Consultoria de Recursos Humanos é uma organização que atua por meio de conhecimentos, habilidades e técnicas, como um meio de auxiliar o trabalho dos gestores de RH, com o intuito de selecionar e administrar os profissionais rumo a alcançar seus objetivos e suas metas, tanto pessoal como profissional, de acordo com a empresa.

Com o progresso da tecnologia, e atuais princípios de gestão de pessoas, cada vez mais as empresas escolhem, que os processos seletivos dos colaboradores para a contratação, sejam realizados de forma especializada por um profissional capacitado, com mais técnicas, o que faz com que a Consultoria de Recursos Humanos seja exemplar, responsável, e tenha capacidade de atender os critérios dos contratantes, que se tornam cada vez mais exigentes.

Havendo necessidade da contratação do profissional pela partem a primeira etapa do processo seletivo será a escolha da consultoria, para trabalhar a vaga de emprego. A consultoria por sua vez atribuirá através do perfil da empresa, o novo colaborador a ser contratado, através dos requisitos essenciais, desejáveis e dispensáveis, como: idade, experiência, formação, disponibilidade, etc. Nessa condição, a consultoria assume realizará a abertura da vaga e divulgará para efetuar a busca dos melhores profissionais com o perfil desejado.

Após a divulgação da vaga, existem algumas situações que podem suspender o processo, pela parte da empresa contratante como, por exemplo, a suspensão da vaga, a desistência por readmitir o colaborador para a vaga na empresa, a redução de verba para contratação, entre outros.

Selecionados os candidatos mais alinhados e ordenados com os interesses e perfil da empresa, é enviada uma descrição completa, para que sejam selecionados os que serão chamados a participarem de processos seletivos.  A organização, escolhe o seu  candidato,  muitas vezes partindo da indicação passada pela consultoria de RH, e por isso é tão significativo que seja mantido um bom relacionamento com a consultoria de RH.

Vale à pena lembrar, que manter o cadastro completo e atualizado é indispensável para que tenha a oportunidade de ser contratado pela agencia de empregos, alem de ficar atento sobre as vagas abertas e as características e exigências de cada vaga para saber ao certo se o seu perfil se incorpora ao requerido.

Portanto, é grande a vantagem de se contratar uma consultoria que certamente, trará bons resultados à empresa, logo, antes de contratar uma consultoria, se deve, no mínimo, averiguar as condições e seus princípios, confirmar a atuação e o desempenho da mesma junto aos seus clientes. Fazendo isso, podem-se impedir aborrecimentos futuros e sucesso para o seu negócio.

Texto de Ana Julia Pires

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