Um currículo de impacto: da apresentação à vida profissional que sempre sonhou!

Home / Dicas / Um currículo de impacto: da apresentação à vida profissional que sempre sonhou!

Você já passou por situações em que distribuiu várias vezes seu currículo, por dias e dias, e poucas foram as respostas de retorno para participar de um processo seletivo? Ou já se perguntou como ter respostas rápidas e desejadas em um processo seletivo?

Para entender a importância de um currículo apresentado de forma correta, precisamos saber que a primeira fase de um processo seletivo se dá pela busca de currículos compatíveis com as necessidades da empresa, ou seja, o currículo que “se vende” melhor, apresentando valor agregado para a vaga disponível.

E é nessa primeira fase, de análise curricular que provavelmente haverá o maior número de eliminação de candidatos.

Já não estamos mais em tempos que uma formação acadêmica, conhecimento em línguas, ou cursos complementares são os requisitos fundamentais para chamar a atenção de um selecionador, por isso uma apresentação curricular bem formulada pode te colocar a frente em 60% dos processos seletivos. Todavia, um currículo cheio de informações irrelevantes, por maior que seja a capacitação profissional do candidato, poderá fazer com que o selecionador não encontre o que realmente procura.

Por maior que seja o conhecimento e a experiência que você tem, se essa apresentação não for clara e organizada para quem lê, você continuará desempregado, e algumas vezes se verá questionando como foi reprovado em um processo seletivo se era melhor qualificado do que o candidato aprovado.

Explicado isso, podemos ver então que seu currículo, a cada linha, tem que ser um convite ao selecionador para querer conhece-lo pessoalmente, e é aqui que entra a preparação. Como em qualquer outro projeto que você tenha, “desenhar” um currículo também exige preparação e planejamento. Já pensou nisso?

Vamos começar pelo básico: Não copie o currículo de seu colega, de modelos prontos, de formulários pré-formatados! Esse será seu grande primeiro erro. Antes disso responda a si mesmo perguntas como: Qual o tipo de empresa eu quero trabalhar e o que eu tenho a oferecer que possa interessar a essa empresa? Qual é o meu perfil comportamental e em qual tipo de cargo meu perfil se encaixa? Qual é a área de negócios em que em quero atuar e o que na minha experiência me fornece diferencial para conseguir o que almejo?

Depois de respondidas essas questões, coloque de uma vez por todas na sua cabeça que “menos é mais”! Essa é uma regra muito importante! Muito melhor do que algo extremamente inovador é um texto organizado e direto, que apresente à empresa o que você poderá oferecer a ela em troca da remuneração que irá receber. Já pensou por esse lado? Um design inovador do currículo não irá te ajudar se o recrutador não conseguir encontrar em seu currículo, de forma rápida, as informações necessárias.

Então o desafio de hoje, para você que está nos acompanhando é colocar no papel as dicas apresentadas aqui! Vamos juntos? Mas não vale guardar isso só para você, quero que você conte para a gente o que achou dessas dicas e em como elas te ajudaram a ter uma nova visão! Conte nos comentários o que foi importante para você na reformulação do seu currículo!

Não se esqueça de curtir nossa página e se inscrever para receber mais dicas como essa!

 

 

4 Comments

Deixe seu comentário!