fbpx

DIA DO ASTRONAUTA: QUAL O FOGUETE DA SUA CARREIRA?

Qual é o foguete da sua carreira?

Dia 04 de janeiro se comemora o dia do Astronauta, o dia do profissional que pisou na lua, esteve no espaço e alcançou um universo de possibilidades. E nessa data queremos comemorar não somente o dia desse profissional, mas também comemorar o início de um ano cheio de novos dias para descobertas de universos incríveis no foguete da sua própria profissão.

O Astronauta é reconhecido mundialmente como um sonho infantil, um lugar de destaque em um mundo de brincadeiras lúdicas, de representações e de conquistas. E você, já parou para pensar em quais são essas representações e como elas se tornam bem interessantes na vida e carreira adulta?

O Astronauta, ou “viajante das estrelas” é aquele que tem sua atuação na exploração do espaço, e mesmo que sempre nos venha a mente as grandes missões espaciais, a maior parte de suas carreiras acontece em terra, com estudos, treinamentos, suporte para demais pessoas da equipe na finalidade de projetar as missões, monitoramento e acompanhamento de processos e cenários, e acima de tudo muita preparação profissional, física, emocional e mental.

Para nosso viajante das estrelas, sonho infantil, entrar no foguete que será o grande triunfo de sua carreira e alcançar a lua, primeiro ele precisa de muito estudo, um forte currículo estruturado, e muita busca por conhecimento e aperfeiçoamento, e isso não é diferente para nós, que queremos uma carreira de sucesso, sendo a estrela principal nas atuações.

Outro ponto importante é a busca por ampla experiência – mas convenhamos que nenhum astronauta tem experiência em uma nave em um primeiro momento, assim como não temos no início de nossas carreiras – que começa dando suporte e aprendendo com uma equipe, observando e ouvindo e aprendendo com pessoas mais experientes, em cargos baixos, de ajudantes, de auxiliares em estudos espaciais, mecânicos, físicos, matemáticos, de ciências da computação ou ainda outras engenharias envolvidas em todo o processo que faz parte de uma empresa com atuação em sua área. Veja bem, ele não entra pilotando o foguete, ele começa aprendendo e auxiliando as mais diversas áreas. E aqui temos outro grande ponto importante: o trabalho em equipe e a busca por conhecimento em outros setores.

Imagine que você precisa construir um foguete sozinho, você terá todos os conhecimentos, habilidades, comportamentos e tempo disponível para isso? Levaria mais do que 10 vidas para aprender tudo do zero sozinho, e ainda mais algumas vidas para executar tudo! Por isso que o trabalho em equipe é tão importante. Além de saber se doar e aprender com sua equipe de trabalho, você também precisa confiar nas suas competências e habilidades, buscando o melhor de cada um que trabalha contigo. Dentro do foguete, o Astronauta depende totalmente de sua equipe para manter sua integridade!

Outro fator muito importante para pilotar sua carreira é estar psicologicamente preparado, pois todas as profissões tem pressões que você sofrerá para alcançar a lua e ser a estrela de sua carreira, e consecutivamente, em meio as pressões do dia a dia, conseguir manter uma boa comunicação com todo o seu público.

E aí, gostou de saber mais sobre o Astronauta e pensar no exemplo que ele nós traz para todas as nossas carreiras? confira mais de nossos artigos, aproveite e também siga nossas redes sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *