fbpx

Como manter a produtividade longe do ambiente corporativo, o grande desafio do home office

O trabalho remoto diretamente de casa, popularmente conhecido como home-office, tem se mostrado como uma solução eficiente para manter a produtividade em diversos setores da cadeia econômica e preservar a integridade física de colaboradores durante a pandemia do Covid-19.

O regime de teletrabalho é uma modalidade reconhecida e incluída na Reforma Trabalhista de 2017. E é classificado como prestação de serviços realizados fora das dependências da empresa empregadora.

No entanto, muitas pessoas ainda encontram dificuldade para manter uma rotina fora do ambiente formal de trabalho, onde não há tantas distrações ou interrupções.

Primeiramente, empresa e colaboradores precisam estar de acordo sobre carga horária diária, bem como horários de entrada e saída e pausas para refeições, respeitando o sistema vigente presencial ou adaptando, de acordo com as necessidades de ambas as partes.

O ambiente de trabalho em casa também é outro ponto que merece especial atenção. É claro que um certo despojamento é esperado, mas é preciso certificar-se que o escritório caseiro conte com a estrutura necessária (computador, rede wi-fi, mesa e cadeira, entre outros) para a realização das tarefas diárias com conforto.

Além de estrutura e conforto, é primordial que o colaborador tenha um espaço específico para trabalhar e manter-se focado e não misturar comportamentos sociais familiares e profissionais.

Ao determinar qual será o local e o período, é recomendável comunicar aos demais moradores da casa sobre a importância de se respeitar o espaço e a carga horária destinada ao home office. Ao agir de maneira clara, ganha-se em produtividade e em convívio familiar de qualidade.

Para aqueles que costumam participar de videoconferências, o cuidado com a aparência é fundamental.

Além de demonstrar respeito aos colegas e superiores, esse detalhe – aparentemente fútil, especialmente diante da realidade em que nos encontramos – ajuda a reforçar a ideia de que estamos, de fato, trabalhando e produzindo.

Por falar em produção, estabelecer metas diárias, prazos e planos de ação para a conclusão das tarefas e projetos por meio de um roteiro claro e realista minimiza momentos de dispersão, contribui para um ambiente harmonioso e com baixos níveis de estresse.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *