fbpx

Transição de carreira: case de sucesso Coronel Sanders

Dando continuidade à série “Transição de Carreiras”, gostaríamos de abordar o lado daqueles que aceitaram os desafios impostos pela carreira, se automotivaram e seguiram em frente.

Entre os exemplos clássicos – e um dos mais inspiradores – está o Coronel Sanders, fundador da franquia Kentucky Fried Chicken, mundialmente conhecida como KFC.

Nascido nos EUA, em 1890, Harland David Sanders passou por uma série de empregos sem nenhuma conexão ou continuidade entre si, como bombeiro, agricultor, vendedor de seguros, que tinham como único ponto em comum a falta de aptidão de Sanders para exercê-los.

Na década de 1920, assumiu a administração de um posto de combustível, mas com a Grande Depressão de 1929, o negócio foi seriamente abalado – assim como tantos outros nos EUA – e uma ideia totalmente inusitada veio à sua cabeça: usar o local para vender frango frito.

Ao longo dos anos, sua receita ficou tão famosa que lhe garantiu o título de coronel, concedido pelo governador do Kentucky.

Sua ideia de negócio ia muito bem e sua receita original atraía pessoas de todos os cantos que iam até o seu restaurante, estabelecido em uma estrada na cidade de Corbin.

Porém, uma nova reviravolta aconteceu na vida de Sanders, então com mais de 60 anos. Seu restaurante, tão bem localizado, foi afetado pela construção de uma rodovia que desviou todo o tráfego da cidade, o levando à falência.

Mais uma vez, como tantas outras, Sanders não se abalou. Mudou seu negócio para um ponto mais modesto e recomeçou quase do zero.

Foi aí que ele teve uma ideia: por que não levar a sua receita especial e original a outros lugares? Se seu ponto comercial sofresse mais um revés, ele continuaria a comercializar o seu frango em um sistema de comissão de vendas. Ou seja, teria direito a uma porcentagem do que os outros vendessem em seu nome.

A ideia deu tão certo que, aos 74 anos, sua marca foi vendida em troca de um contrato milionário e um cargo vitalício. E hoje, em qualquer lugar do mundo, é possível saborear a receita do Coronel.

Essa é apenas uma história inspiradora entre tantas outras de gente que não teve alternativa a não ser seguir em frente.

Nossa intenção aqui não é comparar trajetórias ou talentos, pois cada um é único naquilo que faz, mas mostrar que nem toda grande história de sucesso é construída apenas por vitórias e o fracasso – ou os fracassos – nos trazem grandes lições e, até mesmo, oportunidades na transição de carreiras.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *